domingo, 28 de outubro de 2007

Ciclo Taenia solium

O ciclo começa quando o porco ingere os ovos da tênia. Da boca, esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas e então migram para o intestino delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o indivíduo ingere o cisticerco com o embrião hexacanto,assim ocorre liberação do helminto,que vai para o intestino delgado do homem, onde se torna adulta. Por auto-fecundação ou por fecundação cruzada entre suas proglotes, torna-se grávida. Estima-se que uma proglote grávida pode conter em torno de 60 mil ovos, que são eliminados diariamente.

A cisticercose caracteriza-se quando o homem faz o papel de hospedeiro intermediário (do porco), devido a ingestão de alimentos contaminados por ovos de Taenia solium. Os cisticercos têm tropismo por SNC, músculatura e olhos. A foto abaixo mostra um cisticerco em globo ocular.

2 comentários:

Pink disse...

O blog está muito interessante e será muito útil para os alunos tanto de biomedicina como de outros cursos da área da saúde.
AS notícias estão sempre atualizadas e de fácil entendimento.
PARABÉNS!!!!!

Bárbara Tainan disse...

OI ainda não estou na universidade mas gostei muito do blog e achei muito útil pra mim que estou fazendo pré vestibular!!
Valeuuuuuu