domingo, 28 de outubro de 2007

Ciclo Taenia solium

O ciclo começa quando o porco ingere os ovos da tênia. Da boca, esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas e então migram para o intestino delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o indivíduo ingere o cisticerco com o embrião hexacanto,assim ocorre liberação do helminto,que vai para o intestino delgado do homem, onde se torna adulta. Por auto-fecundação ou por fecundação cruzada entre suas proglotes, torna-se grávida. Estima-se que uma proglote grávida pode conter em torno de 60 mil ovos, que são eliminados diariamente.

A cisticercose caracteriza-se quando o homem faz o papel de hospedeiro intermediário (do porco), devido a ingestão de alimentos contaminados por ovos de Taenia solium. Os cisticercos têm tropismo por SNC, músculatura e olhos. A foto abaixo mostra um cisticerco em globo ocular.

4 comentários:

pink disse...

O blog está muito interessante e será muito útil para os alunos tanto de biomedicina como de outros cursos da área da saúde.
AS notícias estão sempre atualizadas e de fácil entendimento.
PARABÉNS!!!!!

Unknown disse...

OI ainda não estou na universidade mas gostei muito do blog e achei muito útil pra mim que estou fazendo pré vestibular!!
Valeuuuuuu

Unknown disse...

Boa tarde, porque nsuno tem adultos da taenia solo um no ID de suínos?

Unknown disse...

Boa tarde, porque nsuno tem adultos da taenia solo um no ID de suínos?